Nossa missão

O 1º Colegiado de Escritores Brasileiros foi fundado e é administrado por escritores comprometidos com os valores mais fundamentais da Nação Brasileira. Nossos Acadêmicos têm pública e constante atuação na defesa irrestrita da nossa Cultura. Para nós, Membros da Litteraria Academiae Lima Barreto, sustentar tal estandarte é uma questão de honra e necessidade vital.

Uma grande nação se sustenta sobre valores intocáveis. Seus símbolos, mitos e tradições lhe conferem autonomia cultural e é a partir dessa autonomia que os cidadãos constroem sua identidade. 'Importar valores' por pura questão de modismo, é como que algemar o cérebro, oferecendo-o gratuitamente ao tronco dos miseráveis. Nossa missão é fazer com que nosso o povo deixe de ser mero consumidor de excrescências e opte por um destino mais nobre.

Isso não quer dizer, entretanto, que devemos nos fechar para o mundo, ao contrário, copiar o que é bom, saudável e nobre de outras culturas, só faz engrandecer a nação. O que contestamos é a “importação e consequente assimilação e reprodução da futilidade cultural".

Uma missão em 3 pontos

1 – Identificar, catalogar e promover literatos brasileiros – escritores, poetas, cronistas, romancistas, cordelistas etc. – profissionais ou não, cujas obras tenham relevante qualidade literária e que estejam verdadeiramente comprometidas com a nossa cultura e nossa nacionalidade, credenciando-os como Acadêmicos de fato e de direito;
2 – Garantir ao Acadêmicos nossos espaços midiáticos para divulgação da sua imagem como escritor, associando suas imagens às imagens de valor e qualidade indispensáveis à sua promoção profissional;
3 – Preservar, apoiar e incentivar – sem ufanismo – as expressões mais puras da autêntica cultura brasileira, reagindo, com vigor, contra qualquer insinuação que tenha por objetivo claro e declarado desvalorizar-nos enquanto nação.


Luiz Carlos Martins
Presidente da Mesa Diretora do 1º Colegiado de Escritores Brasileiro

da Litteraria Academiae Lima Barreto